INAM prevê chuvas muito fortes e trovoadas para Inhambane, Sofala e Manica



O INAM prevê chuvas muito fortes e trovoadas nas províncias de Inhambane, Sofala e Manica nos próximos três dias. O mau tempo poderá se intensificar nas próximas 48 horas podendo atingir o estágio de depressão tropical.
O mau tempo resulta de um sistema de baixas pressões localizado no canal de Moçambique, mais precisamente, há 50 quilómetros da costa da província de Inhambane.
O Instituto Nacional de Meteorologia prevê a ocorrência de chuvas fortes e até muito fortes, isto é, acima do normal, podendo ultrapassar 100 milímetros em 24 horas. Essas chuvas poderão ser acompanhadas de trovoadas e ventos com rajadas fortes a partir deste sábado.
As chuvas muito fortes poderão cair, com maior incidência, nos distritos de Zavala, Inharrime, Homoine, Jangamo, Morrumbene, Massinga, Funhalouro, Vilankulo, Inhassoro, Mabote, Govuro e nas Cidades de Maxixe e Inhambane, na província de Inhambane.
Outros distritos que também poderão ser bastante afetados são Machanga, Chibabava, Buzi, Nhamatanda, Muanza e Cidade da Beira, na província de Sofala e Machaze, Mossurize e Sussundenga, Macate, Vanduzi, Gondola, Manica e Cidade de Chimoio, em Manica.
Já as províncias de Tete e Zambézia poderão registar chuvas moderadas a fortes, podendo atingir 30 a 50 milímetros em 24 horas, pouco mais da metade do previsto nas províncias de Inhambane, Sofala e Manica nas próximas 72 horas.
Porque as chuvas poderão ser intensas, as trovoadas severas e os ventos fortes, o INAM alerta aos residentes das zonas que poderão ser abrangidas a tomarem medidas de precaução e segurança

Sem comentários